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Chamada de trabalhos do XXV ENEP

XXV ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA

Salvador, Bahia – 02/06 a 05/06/2020

As contradições do capitalismo contemporâneo e a virada conservadora

CHAMADA DE TRABALHOS

O objetivo geral do XXV ENEP, em 2020, é debater elementos centrais do atual contexto (histórico e internacional) que atuam como determinantes da recente ascensão de uma direita conservadora no mundo. Estados Unidos, Hungria, Índia, Turquia, Filipinas, Itália, Polônia, Alemanha, Áustria, Suécia, França, Finlândia, Bélgica, Holanda, Suíça, Dinamarca, Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Brasil estão entre os países nos quais, recentemente, novas forças de extrema direita e com inclinações populistas e nacionalistas emergem decisivamente ou, pelo menos, ganham espaço e adesão suficientes para provocar mudanças significativas nos rumos econômicos e político-sociais internos.

Mais do que compreender a lógica de ascensão dessas forças, cabe discutir suas causas primordiais, seus nexos econômicos, seus fundamentos sociais, políticos e ideológicos e, sobretudo, as contradições que engendram, traço característico e distintivo da perspectiva da Economia Política. Assim, o Encontro pretende contribuir tanto com o diagnóstico quanto com a proposição de alternativas críticas de desenvolvimento, de políticas e de sociedade que sejam contrapostas a essa onda de restauração conservadora que marca os atuais programas de ajuste em diversas economias do mundo. A SEP entende que este assunto é central para as preocupações econômicas e sociais neste momento de crise internacional, especialmente neste cenário em que os modelos de desenvolvimento que tiveram o seu ápice no início do milênio confirmam-se como insustentáveis.

Promoção e Realização: Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP)
Período: 02 a 05/06/2020
Local: Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA
Prazo de submissão de artigo: de 15/01/2020 a 08/03/2020

COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL

  • Mauricio de Souza Sabadini (UFES, Presidente da SEP)
  • João Leonardo Medeiros (UFF, Vice-Presidente da SEP)
  • Bruno Martarello De Conti (UNICAMP, Diretor da SEP)
  • Ellen Lucy Tristão (UFVJM, Diretora da SEP)
  • Gustavo Moura de Cavalcanti Mello (UFES, Diretor da SEP)
  • João Policarpo Rodrigues Lima (UFPE, Diretor da SEP)
  • Maria de Lourdes Rollemberg Mollo (UnB, Diretora da SEP)
  • Marina Machado de Magalhães Gouvêa (UFRJ, Diretora da SEP)
  • Marisa Silva Amaral (UFU, Diretora da SEP)

COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL

  • André Garcez Ghirardi (Faculdade de Economia – UFBA)
  • Bernardo Pereira Cabral (Faculdade de Economia – UFBA)
  • Daniel Lemos Jeziorny (Faculdade de Economia – UFBA)
  • Diogo de Oliveira da Silva (Doutorando Faculdade de Economia – UFBA)
  • Elizabeth Moura Germano Oliveira (Faculdade de Economia – UFBA)
  • Felipe Milanez Pereira (Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – UFBA)
  • Hamilton de Moura Ferreira Júnior (Faculdade de Economia – UFBA)
  • Hingrid Thainá Silva Costa (Graduanda Faculdade de Economia – UFBA)
  • Leonardo Bispo de Jesus Júnior (Faculdade de Economia – UFBA)
  • Lívio Andrade Wanderley (Faculdade de Economia – UFBA)
  • Luiz Antônio Mattos Filgueiras (Faculdade de Economia – UFBA)
  • Nuno Jorge Rodrigues Teles Sampaio (Faculdade de Economia – UFBA)
  • Paulo Antônio de Freitas Balanco Lima (Faculdade de Economia – UFBA)
  • Paulo de Freitas Castro Fonseca (Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação – UFBA)
  • Uallace Moreira Lima (Faculdade de Economia – UFBA)

COMITÊ CIENTÍFICO

  • Ellen Lucy Tristão (UFVJM, Diretora SEP)
  • João Policarpo Rodrigues Lima (UFPE, Diretor da SEP)
  • Marisa Silva Amaral (UFU, Diretora da SEP)


1. 
Áreas temáticas e suas respectivas Comissões Científicas

1. METODOLOGIA E HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO
Maria Mello de Malta (UFRJ) e Márcio Paschoino Lupatini (UFVJM)

2. HISTÓRIA ECONÔMICA
Victor Leonardo de Araújo (UFF) e Vanessa Follmann Jurgenfeld (UFVJM) 

3. ECONOMIA BRASILEIRA
Marina Machado de Magalhães Gouvêa (UFRJ) e Luiz Antônio Mattos Filgueiras (UFBA)

4. TEORIA DO VALOR, CAPITALISMO E SOCIALISMO
Gustavo Moura de Cavalcanti Mello (UFES) e Grasiela Cristina da Cunha Baruco (UFRRJ)

5. DINHEIRO, FINANÇAS INTERNACIONAIS E CRESCIMENTO
Maria de Lourdes Rollemberg Mollo (UnB) e Nuno Jorge Rodrigues Teles Sampaio (UFBA)

6. AGRICULTURA, ESPAÇO E MEIO AMBIENTE NO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Mariana de Azevedo Barretto Fix (UNICAMP) e Daniel Lemos Jeziorny (UFBA)

7. ESTADO, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Paulo Antônio de Freitas Balanco (UFBA) e Jair Batista da Silva (UFBA)

8. ACUMULAÇÃO, INDÚSTRIA E TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA
Daniel Pereira Sampaio (UFES) e Uallace Moreira Lima (UFBA)

9. PÔSTERES
Leonardo Bispo de Jesus Júnior (UFBA), Elizabeth Moura Germano Oliveira (UFBA) e Diogo de Oliveira da Silva (Doutorando – UFBA)

 2. Instruções para submissão

 2.1. ARTIGO submetido às sessões ordinárias e sessões de comunicações:

  • TODOS OS AUTORAS QUE ASSINAM O TRABALHO PRECISARÃO TER CADASTRO NO SISTEMA ANTES QUE A SUBMISSÃO SEJA EFETUADA, embora apenas um/a deles/as efetue a submissão.
  • Enviar duas cópias do artigo através da Área de Usuário do site da SEP, sendo uma cópia sem identificação para avaliação pela Comissão Científica da Área Temática e outra com identificação visando à elaboração dos Anais do Encontro. Caso tenha cadastro no sistema da SEP, basta acessar a Área de Usuário; caso não tenha, basta cadastrar-se.
  • Indicar pelo sistema a área temática (verificar as áreas 1 a 8 a seguir) e a modalidade: a) sessões ordinárias; b) sessões de comunicações.
  • As sessões de comunicações são exclusivamente dedicadas a estudantes de graduação. Todos os trabalhos submetidos a esta seção, portanto, devem ter como autores/as e coautores/as apenas estudantes que estejam neste nível de formação.

 2.2. PÔSTER:

  • TODOS OS AUTORAS QUE ASSINAM O TRABALHO PRECISARÃO TER CADASTRO NO SISTEMA ANTES QUE A SUBMISSÃO SEJA EFETUADA, embora apenas um/a deles/as efetue a submissão.
  • Os pôsteres também serão exclusivos para estudantes de graduação (autores/as e coautores/as). Supervisores/as ou orientadores/as podem ser mencionados/as no rodapé, mas não devem ser indicados/as como autores/as.
  • A submissão para esta modalidade exige o envio de duas cópias da proposta de pôster através da Área de Associado do site da SEP, sendo uma cópia sem identificação para avaliação pela Comissão Científica e outra com identificação visando à elaboração dos Anais do Encontro.

3. Formatação do artigo e proposta de pôster

3.1. ARTIGO submetido às sessões ordinárias e sessões de comunicações:

  • Fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, tamanho máximo de 25 páginas (incluindo gráficos, tabelas e bibliografia), em formato PDF (não serão aceitos artigos em formato DOC, DOCX, RTF, ZIP ou qualquer outro formato que não seja PDF), e com margens de 2 cm. Devem ser submetidas duas versões do trabalho, uma com identificação, outra sem.

3.2. PÔSTER:

  • Recomenda-se a seguinte formatação para submissão das propostas de pôsteres: corpo de texto em Fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, justificado, tamanho máximo de 01 página, em formato PDF (não serão aceitos pôsteres em formato DOC, DOCX, RTF, ZIP ou qualquer outro formato que não seja PDF), e com margens de 2 cm. Recomenda-se a seguinte estrutura: título, introdução/objetivo(s), desenvolvimento, conclusões e as principais referências bibliográficas utilizadas. A versão com identificação deverá conter, abaixo do título: nome do autor e filiação institucional. O título deve estar em negrito e Fonte Times New Roman 14, os títulos das seções deverão estar em negrito, ambos em alinhamento justificado.
  • O pôster impresso para apresentação será de formatação livre, mas recomendamos impressão em lona, com ilhós nas extremidades superiores, para exibição em bastonete (tripé no qual o pôster seria pendurado com corda), no tamanho 0,60x1,00.

4. Regras de submissão

  • Os trabalhos apresentados ao XXV Encontro Nacional de Economia Política devem ser inéditos. Trabalhos previamente publicados e/ou contendo trechos plagiados serão reprovados pelas Comissões Científicas. As correspondentes taxas de submissão não serão devolvidas aos/às autores/as e coautores/as.
  • Os textos anônimos para avaliação não devem conter quaisquer referências que possam identificar o/a autor/a. Trabalhos identificados serão reprovados pelas Comissões Científicas. As correspondentes taxas de submissão não serão devolvidas aos/às autores/as e coautores/as.
  • Artigos enviados para a Sessão de Comunicação e Pôsteres cujo/a autor/a principal ou coautores/as não forem estudantes de graduação serão recusados antes mesmo da avaliação. As correspondentes taxas de submissão não serão devolvidas aos/às autores/as e coautores/as.
  • Cada autor/a pode submeter, no máximo, dois artigos, sejam eles em coautoria ou não. Caso algum/a autor/a submeta mais de dois trabalhos, todos serão recusados antes mesmo da avaliação, inclusive aqueles que tiverem coautores/as. As correspondentes taxas de submissão não serão devolvidas aos/às autores/as e coautores/as.
  • Cada trabalho pode ter, no máximo, quatro autores/as. Os trabalhos que contiverem mais de quatro autores/as serão recusados antes mesmo da avaliação. As correspondentes taxas de submissão não serão devolvidas aos/às autores/as e coautores/as.
  • Ao enviar o artigo ou pôster o/a autor/a declara estar ciente das regras de submissão e de seleção pelas Comissões Científicas.
  • Qualquer descumprimento das regras deste edital ou da boa prática acadêmica implicará a recusa imediata do artigo ou pôster submetido.

5. Taxas de submissão

Como no último ENEP, a taxa de associação de 2020 poderá ser paga junto com a taxa de submissão de artigos (com o desconto de sócio). Os/As sócios/as em dia também terão desconto na eventual submissão de um segundo artigo (ver quadro abaixo), bem como na inscrição no evento (de R$ 180,00 para R$ 60,00).

OBS.: Aqueles/as que, porventura, tiverem pago a taxa de associação por antecipação no site da SEP devem pagar a taxa de submissão para Sócios com anuidade 2020 em dia, isto é, R$ 80,00 por artigo. Pedimos, no entanto, que privilegiem o uso dos Pacotes disponíveis.

 As únicas modalidades de pagamento disponíveis para o pagamento da taxa de submissão serão cartão de crédito e débito em conta corrente. 

Modalidade

Preço

Artigo Sessão de Comunicação e/ou Pôster: exclusivo para estudantes de graduação

Gratuito

PACOTE 1: Taxa de associação 2020 (para Sócios e novos associados) + submissão de 1 trabalho (também dará direito a desconto de R$ 120,00 na inscrição)

Pacote 1 artigo (R$ 80,00) + associação 2020 (R$ 150,00) = R$ 230,00

PACOTE 2: Taxa de associação 2020 (para Sócios e novos associados) + submissão de 2 trabalhos (também dará direito a desconto de R$ 120,00 na inscrição)

Pacote 2 artigos (R$ 160,00) + associação 2020 (R$ 150,00) = R$ 310,00

Artigo para sessões ordinárias: Sócios que pagaram anuidade de 2020 por antecipação diretamente pelo site da SEP ou que pagaram a anuidade no pacote de submissão do primeiro artigo

R$ 80,00 por artigo

Artigo para sessões ordinárias: Não sócios e sócios com débitos de anuidade

R$ 170,00 por artigo

 

  • As taxas acima serão definidas automaticamente pelo sistema no momento da submissão. Como dito, será possível pagar a anuidade de 2020 junto com a taxa de submissão. Caso o artigo tenha coautores/as, apenas a anuidade do/a autor/a que fizer a submissão do trabalho será considerada como paga.
  • Em caso de artigos em coautoria, basta que um/a dos/as autores/as faça a submissão on-line, inserindo os nomes de todo/as os/as autores/as e suas respectivas instituições. Importante: de todo modo, todos/as os/as coautores/as precisam ter cadastro no sistema de associação da SEP para que a submissão seja efetuada (por algum/a deles/as).
  • Autores/as estrangeiros/as poderão inscrever artigos e pagar a taxa de submissão e de inscrição durante o credenciamento ao Encontro. Favor comunicar-se com a comissão pelo box do sistema de submissão ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • Registra-se que, em hipótese alguma, haverá devolução das taxas de submissão.
  • O pagamento das taxas de submissão não dá direito à participação no Encontro mesmo que o trabalho seja aprovado. Tal taxa refere-se aos custos envolvidos no processo de seleção dos trabalhos.
  • Os participantes que decidirem comparecer presencialmente ao evento (ao menos um/a autor/a de cada trabalho aprovado deve comparecer) devem efetuar sua inscrição no Encontro na Área do Usuário do site da SEP a partir de 09 de março de 2020. Informações sobre inscrições estarão disponíveis no site da SEP a partir do mês de janeiro de 2020 e dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As inscrições serão encerradas caso se supere a capacidade máxima de público que pode ser acolhida com segurança e conforto pelo evento.

6. Aprovação dos trabalhos submetidos

A lista completa dos artigos e pôsteres aprovados será divulgada em 12 de abril de 2020, sendo que nesta data serão enviadas as cartas de aceite.

7. Apoio da SEP aos autores com trabalhos selecionados

  •  Em razão de indisponibilidade orçamentária oriunda dos conhecidos cortes realizados pelas principais agências de fomento à pesquisa do Governo Federal que historicamente vinham oferecendo aporte financeiro fundamental para a realização do ENEP, a SEP não pagará as despesas de hospedagem dos/as autores/as que tiverem artigo selecionado nas sessões ordinárias, ao contrário do que vinha ocorrendo há anos. A comissão organizadora do evento está negociando com o Portobello Ondina Praia, e com alguns hotéis alternativos, tarifas diferenciadas para os participantes. Isso será divulgado em breve aqui no site e no Facebook da SEP.
  • No caso das Sessões de Comunicações e Pôsteres, a Comissão Local está organizando formas de hospedagem solidária e/ou espaço para esse alojamento para os/as estudantes de graduação, inclusive apresentadores/as de trabalhos. Informações mais precisas serão disponibilizadas no site e no Facebook da SEP antes do período de inscrições (ou seja, até março de 2020).
  • As despesas de deslocamento até o local do evento são de responsabilidade exclusiva dos/as autores/as para todas as modalidades.

8. Apresentação dos Trabalhos

  •  Os trabalhos serão apresentados de três maneiras distintas: em Sessões Ordinárias, em Sessões de Comunicações e como Pôsteres, cada qual com um processo de submissão distinto. A escolha é feita pelo autor no processo de submissão on-line.
  • As Sessões Ordinárias e de Comunicações formarão mesas ao longo da programação do Encontro. A diferença reside no tempo disponível para a apresentação de cada artigo, que será um pouco menor no caso das Comunicações, além de estas serem exclusivas para estudantes de graduação.
  • Os Pôsteres serão expostos em espaço próprio, em horários pré-definidos, no decorrer do Encontro. A impressão dos pôsteres ficará sob a responsabilidade dos/as autores/as.

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