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Chamada de trabalhos do XXIX ENEP

XXIX ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará | Evento Presencial

11 a 14 de junho de 2024

 

O capital na berlinda: emergência climática e o lugar da Pan-Amazônia para o futuro da humanidade

 

 

  

CHAMADA DE TRABALHOS

 

Um dos principais desafios para acadêmicos afiliados à perspectiva da Economia Política e de seus percursos críticos neste contexto de crise é entender que países e comunidades locais e regionais demandam críticas e novas perspectivas de organização da materialidade para além do espectro liberal-conservador que organismos multilaterais e governos dos países centrais buscam impor em novos consensos. Terminologias atraentes, neologismos e prefixos como Economia Verde e Estratégia ESG (do inglês Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança) tornam-se elementos frágeis diante da insistência à tendência secular da queda das taxas de rentabilidade dos setores produtivos, a custos sociais e ambientais cada vez maiores.

Dito isso, o objetivo geral do XXIX Encontro Nacional de Economia Política é debater a condição de insustentabilidade que o capital nos impõe como perspectiva de futuro para a humanidade, trazendo a Pan Amazônia como vetor central para reflexão e construção de outro mundo possível. O elemento relevante nesta temática é: a emergência climática se apresenta não apenas como uma crise cíclica do capitalismo, mas como uma ameaça à existência humana. Neste momento histórico, urge tanto entender as razões socioeconômicas para esta situação de ameaça existencial quanto apontar as possibilidades de construção de outra forma de sociabilidade capaz de superar os traços destrutivos do capital.

Pensar a Pan Amazônia a partir da Economia Política em suas perspectivas críticas é também um exercício de repensar sua organização social, seu ordenamento fundiário e o uso de seus recursos naturais para além dos interesses do comércio global. É também um aprendizado que sempre deve se orientar primeiramente a partir das várias condições concretas da realidade social e que se especificam dentro da totalidade do processo de acumulação de capital. É colocar nos devidos termos a responsabilidade da governança capitalista e da crise de rentabilidade do capital sobre as crises sociais e o esgotamento da capacidade da natureza em atender às demandas deste modelo de reprodução social. Fazê-lo em território de históricas lutas de resistências camponesas, indígenas, quilombolas e ribeirinhas – como ocorrerá no XXIX ENEP – permite apreender, em meio às reflexões, os conflitos territoriais que emanam há séculos nesta região e, portanto, a diversidade de lutas e resistências do Norte.

 

Promoção e Realização: Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP)

Período: 11 a 14 de junho de 2024

Local: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá, PA (Evento Presencial)

Prazo de submissão de artigo: de 15 de janeiro a 17 de março de 2024

 

COMISSÃO ORGANIZADORA NACIONAL

Marisa Silva Amaral (UFU, Presidente da SEP)

João Leonardo Gomes Medeiros (UFF, Vice-presidente da SEP)

Bianca Aires Imbiriba Di Maio Bonente (UFF, Diretora da SEP)

Giliad de Souza Silva (UNIFESSPA, Diretor da SEP)

Marco Antonio Martins da Rocha (UNICAMP, Diretor da SEP)

Paulo Nakatani (UFES, Diretor da SEP)

Pedro Henrique Evangelista Duarte (UFG, Diretor da SEP)

Roberta Sperandio Traspadini (UNILA, Diretora da SEP)

Vanessa Petrelli Corrêa (UFU, Diretora da SEP)

 

COMISSÃO ORGANIZADORA LOCAL

Andréa Simone Rente Leão (Ufopa/Economia)

Bárbara Correia Larrat Dias (Unifesspa/Economia)

Charles Trocate (MAM)

Claudiana Guido (Unifesspa)

Daniel Nogueira Silva (Unifesspa/Economia)

Danilo Araújo Fernandes (UFPA/Economia)

Evaldo Gomes Jr (Unifesspa/Economia)

Fernando Michelotti (Unifesspa/Agronomia)

Flávia Lisbôa (Unifesspa/Educação do Campo)

Gilberto de Souza Marques (UFPA/Economia)

Giliad de Souza Silva (Unifesspa/Economia)

Haroldo de Souza (Unifesspa/Educação do Campo)

Jarbas Carneiro dos Santos (Unifesspa/Economia)

José Raimundo Trindade (UFPA/Economia)

Kupepramre Topramre (Gavião Akrãtikatêjê; Unifesspa)

Lucas Rodrigues (Unifesspa)

Maurílio de Abreu Monteiro (Unifesspa/Economia)

Nazira Camely (UFF/Economia)

Pablo Neri (MST; Unifesspa/PPGPAM)

Rafael Gonçalves Gumiero (Unifesspa/Economia)

Rafaela Ribeiro de Sousa Pontes (Unifesspa)

Sérgio Moreno Redon (Unifesspa/Economia)

Vinicius do Nascimento Botelho (Unifesspa/Economia)

Vinícius Martins Silva (Unifesspa/Economia)

Vivian Borges da Silva (Unifesspa/PPGPAM)

 

COMITÊ CIENTÍFICO

Bianca Aires Imbiriba Di Maio Bonente (UFF, Diretora da SEP)

Marco Antonio Martins da Rocha (UNICAMP, Diretor da SEP)

Pedro Henrique Evangelista Duarte (UFG, Diretor da SEP)

 

ÁREAS TEMÁTICAS E SUAS RESPECTIVAS COMISSÕES CIENTÍFICAS

 

  1. METODOLOGIA E MÉTODO

Sergio Redón (UNIFESSPA) e Leda Paulani (USP)

 

  1. HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO

Elen Pessoa (UFOPA) e Filipe Leite Pinheiro (UFF)

 

  1. HISTÓRIA ECONÔMICA

Rafael Gumiero (UNIFESSPA) e Wilson Vieira (UFRJ)

      

  1. TEORIA DO VALOR, CAPITALISMO E SOCIALISMO

Gilberto Marques (UFPA) e Adriano Lopes Teixeira (UFES)

 

  1. ECONOMIA E CONJUNTURA BRASILEIRA

Cristina Viecili (DIEESE) e Adriana Nunes Ferreira (UNICAMP)

 

  1. DINHEIRO, FINANÇAS INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO

Lucas Rodrigues (UNIFESSPA) e Vanessa Val Munhoz (UFU)

 

  1. AGRICULTURA, MINERAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA

Edma Moreira (UNIFESSPA) e Roberta Traspadini (UNILA)

 

  1. QUESTÕES REGIONAIS E URBANAS

Simone Padilha (UNIFESSPA) e Rodrigo Rodriguez (UERJ)

 

  1. ESTADO, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS

Giancarlo Livman Frabetti (UFPA) e Evilásio Salvador (UnB)

 

  1. ACUMULAÇÃO, INDÚSTRIA E TRANSFORMAÇÃO TECNOLÓGICA

José Raimundo Trindade (UFPA) e Águida Cristina Almeida (UFCG)

 

  1. GÊNERO, RAÇA E DIVERSIDADE

Girlian Sousa (UEA) e Lygia Sabbag Fares (CUNY)

 

  1. ÁREA ESPECIAL: BIOECONOMIA E ECOSSOCIALISMO

Danilo Fernandes (UFPA) e Núbia Beray Armond (IGEO/UFRJ)

 

  1. PÔSTERES

Vinícius Martins da Silva (UNIFESSPA) e Vivian Borges da Silva (UNIFESSPA)

 

 

  1. Instruções para submissão

 

1.1. ARTIGO submetido às sessões ordinárias e sessões de comunicações:

  • Enviar duas cópias do artigo através da Área de Usuário do site da SEP, sendo uma cópia sem identificação para avaliação pela Comissão Científica da Área Temática e outra com identificação visando à elaboração dos Anais do Encontro. Caso tenha cadastro no sistema da SEP, basta acessar a Área de Usuário; caso não tenha, basta cadastrar-se.
  • Indicar pelo sistema a área temática (verificar as áreas 1 a 12 acima) e a modalidade: a) sessões ordinárias; b) sessões de comunicações.
  • ATENÇÃO: As sessões de comunicações são exclusivamente dedicadas a estudantes de graduação. Todos os trabalhos submetidos a esta seção, portanto, devem ter como autores/as e coautores/as apenas estudantes que estejam neste nível de formação.
  • Artigos enviados para as Sessões de Comunicações cujo/a autor/a principal ou coautores/as não forem estudantes de graduação serão recusados antes mesmo da avaliação.

 

1.2. PÔSTER:

  • A submissão para esta modalidade exige o envio de duas cópias da proposta de pôster através da Área de Usuário do site da SEP, sendo uma cópia sem identificação para avaliação pela Comissão Científica e outra com identificação visando à elaboração dos Anais do Encontro.
  • Indicar pelo sistema a área exclusiva para esta modalidade na Comissão Científica, identificada acima como Área 13.
  • ATENÇÃO: Os pôsteres também serão exclusivos para estudantes de graduação (autores/as e coautores/as). Supervisores/as ou orientadores/as podem ser mencionados/as no rodapé, mas não devem ser indicados/as como autores/as.
  • Trabalhos enviados para esta modalidade cujo/a autor/a principal ou coautores/as não forem estudantes de graduação serão recusados antes mesmo da avaliação.

 

  1. Formatação do artigo e proposta de pôster

 

2.1. ARTIGO submetido às sessões ordinárias e sessões de comunicações:

  • Fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5, tamanho máximo de 25 páginas (incluindo gráficos, tabelas e bibliografia), em formato PDF (não serão aceitos artigos em formato DOC, DOCX, RTF, ZIP ou qualquer outro formato que não seja PDF), e com margens de 2 cm. Devem ser submetidas duas versões do trabalho, uma com identificação, outra sem. Serão aceitos trabalhos escritos em português, inglês e espanhol.

 

2.2. PÔSTER:

  • Recomenda-se a seguinte formatação para submissão das propostas de pôsteres: corpo do texto em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, justificado, tamanho máximo de 01 página, em formato PDF (não serão aceitos pôsteres em formato DOC, DOCX, RTF, ZIP ou qualquer outro formato que não seja PDF), e com margens de 2 cm.
  • Recomenda-se a seguinte estrutura: título, introdução/objetivo(s), desenvolvimento, conclusões e as principais referências bibliográficas utilizadas. A versão com identificação deverá conter, abaixo do título: nome do autor e filiação institucional. O título deve estar em negrito e fonte Times New Roman 14, os títulos das seções deverão estar em negrito, ambos em alinhamento justificado. Serão aceitos trabalhos escritos em português, inglês e espanhol.

 

  1. Regras de submissão

 

  • Os textos anônimos para avaliação não devem conter quaisquer referências que possam identificar os/as autores/as. Trabalhos identificados serão reprovados pelas Comissões Científicas. As correspondentes taxas de submissão não serão devolvidas aos/às autores/as e coautores/as.
  • Serão aceitos trabalhos escritos em português, inglês e espanhol.
  • Artigos enviados para as Sessões de Comunicações e Pôsteres cujo/a autor/a principal ou coautores/as não forem estudantes de graduação serão recusados antes mesmo da avaliação.
  • Cada autor/a pode submeter, no máximo, dois artigos, sejam eles em coautoria ou não. Caso algum/a autor/a submeta mais de dois trabalhos, todos serão recusados antes mesmo da avaliação, inclusive aqueles que tiverem coautores/as. As correspondentes taxas de submissão não serão devolvidas aos/às autores/as e coautores/as.
  • Cada trabalho pode ter, no máximo, quatro autores/as. Os trabalhos que contiverem mais de quatro autores/as serão recusados antes mesmo da avaliação. As correspondentes taxas de submissão não serão devolvidas aos/às autores/as e coautores/as.
  • Ao enviar o artigo ou pôster os/as autores/as declaram estar cientes das regras de submissão e de seleção pelas Comissões Científicas.
  • Qualquer descumprimento das regras deste edital ou da boa prática acadêmica implicará a recusa imediata do artigo ou pôster submetido.

 

  1. Taxas de submissão

 

Os/As sócios/as sem débitos na contribuição social 2023 e/ou 2024 terão desconto nas taxas de submissão (ver quadro abaixo), bem como na inscrição no evento (de R$ 180,00 para R$ 60,00).

 

Modalidade

Preço

Artigos para as Sessões Ordinárias

Submissão de trabalho nas sessões ordinárias para sócios com a contribuição social em dia (também dará direito a desconto de R$120,00 na inscrição)

R$ 80,00 por artigo

Submissão de trabalho nas sessões ordinárias para sócios com débitos na contribuição social de 2023 e/ou 2024

R$ 200,00 por artigo

Artigos para as Sessões de Comunicações e/ou Pôsteres

Exclusivo para estudantes de graduação

Gratuito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • As taxas acima serão definidas automaticamente pelo sistema no momento da submissão.
  • Em caso de artigos em coautoria, basta que um/a dos/as autores/as faça a submissão on-line, inserindo os nomes de todos/as os/as autores/as e suas respectivas instituições. Importante: de todo modo, todos/as os/as coautores/as precisam ter cadastro no sistema de associação da SEP para que a submissão seja efetuada por algum/a deles/as.
  • Registra-se que, em hipótese alguma, haverá devolução das taxas de submissão.
  • O pagamento das taxas de submissão não dá direito à participação no Encontro mesmo que o trabalho seja aprovado. Uma vez aprovado o trabalho, é preciso que ao menos um/a de seus/suas autores/as faça inscrição.

 

  1. Inscrição no Encontro

 

  • A inscrição no Encontro será efetuada na Área de Usuário do site da SEP a partir de 30 de abril de 2024. Informações sobre inscrições estarão disponíveis no site da SEP (org.br) a partir do mês de janeiro de 2024 e dúvidas poderão ser sanadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
  • As taxas de inscrição são:

(1) Sócios em dia com a contribuição social: R$60,00

(2) Sócios com débitos na contribuição social de 2023 e/ou 2024: R$180,00

(3) Estudantes de graduação com comunicação e/ou pôster aprovado: gratuito

(4) Estudantes de graduação sem trabalho aprovado em dia com a contribuição social: gratuito

(5) Estudantes de graduação sem trabalho aprovado com débitos na contribuição social de 2023 e/ou 2024: R$15,00

 

  1. Aprovação dos trabalhos submetidos

 

A lista completa dos artigos e pôsteres aprovados será divulgada em 23 de abril de 2024, sendo as cartas de aceite enviadas logo em seguida.

 

  1. Apoio da SEP aos autores com trabalhos selecionados

 

  • O XXIX ENEP, assim como o Encontro anterior, terá formato exclusivamente presencial, sem a realização de sessões híbridas.
  • Em razão de indisponibilidade orçamentária oriunda dos conhecidos cortes realizados pelas principais agências de fomento à pesquisa do Governo Federal que historicamente vinham oferecendo aporte financeiro fundamental para a realização do ENEP, a SEP não pagará as despesas de hospedagem dos/as autores/as que tiverem artigo selecionado nas sessões ordinárias. A comissão organizadora do evento está negociando com alguns hotéis tarifas diferenciadas para os participantes. Isso será divulgado em breve no site e no Facebook da SEP.
  • No caso das Sessões de Comunicações e Pôsteres, a Comissão Local está organizando formas de hospedagem solidária e/ou espaço de alojamento para os/as estudantes de graduação, inclusive apresentadores/as de trabalhos. Informações mais precisas serão disponibilizadas no site e no Facebook da SEP antes do período de inscrições.
  • As despesas de deslocamento até o local do evento são de responsabilidade exclusiva dos/as autores/as para todas as modalidades.

 

  1. Apresentação dos Trabalhos

 

  • Os trabalhos serão apresentados de três maneiras distintas: em Sessões Ordinárias, em Sessões de Comunicações e como Pôsteres, cada qual com um processo de submissão distinto. A escolha é feita pelo autor no processo de submissão on-line.
  • As Sessões Ordinárias e de Comunicações formarão mesas ao longo da programação do Encontro. A diferença reside no tempo disponível para a apresentação de cada artigo, que será um pouco menor no caso das Comunicações, além de estas serem exclusivas para estudantes de graduação.
  • Os Pôsteres serão expostos em espaço próprio, em horários pré-definidos, no decorrer do Encontro. A impressão dos pôsteres ficará sob a responsabilidade dos/as autores/as. Quando divulgada a lista dos trabalhos aprovados, será disponibilizado um modelo para a confecção dos pôsteres.

 

  1. Cronograma

 

Etapa

Data

Local

Submissão de trabalhos

15/01/2024 a 17/03/2024

Área de usuário do site da SEP

Divulgação dos trabalhos aprovados

23/04/2024

Site da SEP

Inscrição no Encontro (Autores/as de todas as sessões)

30/04/2024 a 24/05/2024

Área de usuário do site da SEP

Inscrição no Encontro (Ouvintes)

30/04/2024 a 31/05/2024

Área de usuário do site da SEP

XXIX ENEP

11/06/2024 a 14/06/2024

UNIFESSPA, Marabá

Exclusivamente presencial

 

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