Com enorme tristeza, a Sociedade Brasileira de Economia Política recebeu hoje, dia 27 de fevereiro de 2018, a notícia do falecimento de um de seus membros fundadores, o professor Theotonio dos Santos (1936-2018).

Um dos maiores intelectuais brasileiros e latino-americanos, autor de volumosa obra e um dos fundadores da teoria marxista da dependência, Theotonio foi docente do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense; da Universidade de Brasília, da Universidade Nacional Autónoma de México e da Universidad de Chile, entre outras instituições. Atualmente, trabalhava como professor-visitante na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Coordenador do Grupo de Investigação sobre Relações de Dependência no Centro de Estudios Socioeconómicos da Universidad de Chile entre 1967-1973, Theotonio passou por dois exílios (Chile e México) e cumpriu papel destacado na elaboração da agenda de pesquisa que deu origem ao enfoque crítico da dependência.

 

Suas obras – “Socialismo o fascismo. El nuevo carácter de la dependencia y el dilema latinoamericano”, “The Structure of Dependence”, “Revolução científico-técnica e acumulação do capital”, “Concentración tecnológica, excedente e inversión en el capitalismo contemporáneo” e “Imperialismo y dependencia”, dentre muitas outras – vêm inspirando e influenciando gerações de pesquisadores dedicados ao resgate da teoria marxista da dependência. Sua produção intelectual traz enorme contribuição ao tratamento sobre as formas históricas da dependência, demonstrando absoluta clareza em torno da recorrente necessidade de retomada e redefinição das principais categorias e conceitos abstratos, em razão das modificações que tomam curso no desenvolvimento do capitalismo e que alteram as situações histórico-concretas que lhes correspondem.

 

Seu itinerário caracterizou-se sempre pelo perfil de intelectual militante, comprometido com a crítica radical do capitalismo e com o posicionamento político diante das grandes questões brasileiras e mundiais, atuando em diferentes organizações da esquerda brasileira e latino-americana, bem como nas causas da integração dos povos. Estudioso de temas da economia mundial, foi presidente da Cátedra das Nações Unidas sobre Globalização e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN) e integrante da Rede Mundial de Intelectuais En Defensa de la Humanidad. Recebedor de prêmios nacionais e internacionais e com livros publicados em diversos idiomas, com numerosas edições em espanhol, inglês e mandarim, sua obra merece ser mais conhecida e difundida junto às novas gerações e em seu país.

 

Nestes dias em que se intenta cercear o pensamento crítico por todos os lugares, o exemplo de vida de Theotonio é motivo de orgulho para todos aqueles e aquelas que temos por referência o papel transformador da ciência e da crítica da economia política.

 

Todo o carinho e solidariedade aos familiares e amigos. Apesar da falta que nos fará, Theotonio foi um dos imprescindíveis e nos deixa um legado incomensurável, que nos orgulha e nos deixa para sempre agradecidos e alicerçados.

 

Theotonio dos Santos, sempre presente!


SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA POLÍTICA